loading
25 jul

A banda

BIOGRAFIA

É Julho de 1996.

Uma fogueira se ilumina em uma ilhota no meio do Lago Pyhäjärvi, em Kitee. Então, à meia noite, algo que mais tarde traria consequências acontece. Tuomas tem a ideia de um projeto solo para tocar música acústica. A ideia rápidamente se cristaliza: o som deve incluir violões, flautas, cordas, piano e vocais femininos. O guitarrista Erno “Emppu” Vuorinen e a vocalista Tarja Turunen logo se juntam ao projeto.

O embrião criado por Holopainen toma forma em apenas alguns meses, e a primeira demo do Nightwish é terminada no começo de 1997. As opiniões alheias são reservadamente positivas e as sementes plantadas durante o verão começam a brotar durante o congelante inverso de Carélia. Novas dimensões logo aparecem na música a banda: Vuorinen muda de violão para a guitarra e Jukka entra como baterista. Algumas semanas de ensaios intensos culminam numa demo gravada em Abril, contendo sete faixas com a nova formação. As músicas atraem a atenção da Spinefarm Records, que oferece um contrato para o grupo. Durante o verão, o Nightwish grava mais quatro faixas e seu debut nomeado Angels Fall First é lançado em Novembro. O lançamento alavanca para a posição de número 31 nas paradas Finlandesas enquanto o single The Carpenter já estava dentro do Top 10. Finalizando um ano de certa forma movimentado, o Nightwish faz seu primeiro show na noite de Ano Novo. Mais de 400 pessoas aparecem no Huvikeskus, em Kitee, e a banda está muito nervosa, mas o show supera todas as expectativas.

 

Oceanborn é lançado internacionalmente durante a primavera, impulsionado pelo novo single “Sleeping Sun” que vende mais de 15.000 cópias em algumas semanas apenas na Alemanha. Quando os rapazes saem do serviço militar, o Nightwish está realmente apto a entrar no circuito de shows. Como a banda é agendada para todos os grandes festivais Finlandeses, o verão vê uma furiosa sequência de shows. A leva de shows no verão se encerra com uma feliz nota, já que tanto Oceanborn quanto o single Sacrament Of Wilderness ganham Disco de Ouro. Pouco depois, o Nightwish embarca em sua primeira turnê Européia, abrindo os shows do Rage por quatro semanas entre Novembro e Dezembro.

Impulsionados pelo sucesso de Wishmaster, o Nightwish arranja sua primeira turnê mundial e os meses de verão vêem a banda tocar para audiências enlouquecidas em lugares como Brasil, Chile, Argentina, Panamá e México. No Outono, o Nightwish faz sua primeira turnê Européia como atração principal e ao fim de Novembro voam para a América do Norte pela primeira vez para fazer dois shows em Montreal, Canadá.


Não há descanso para o Nightwish, uma vez que a banda imediatamente entra em estúdio após uma turnê Finlandesa no começo do ano. O EP “Over The Hills And Far Away” é lançado em Junho e permanece nas paradas por cerca de um ano. O show gravado em Pakkahuone sai em Abril, nomeado From Wishes To Eternity – Live. O Nightwish faz seu último show do ano em Nivala, já no meio de Setembro, e este poderia ter sido seu canto de cisne, já que Sami não demonstra mais tanto interesse na banda, Tarja passa cada vez menos tempo com os outros membros e inúmeros problemas continuaram a aparecer. Após encerrar a turnê, Tuomas diz que a estória do Nightwish está aparentemente terminada. Enquanto explorava as floresta de Lapland no Outono, o cérebro do grupo muda sua mente: O Nightwish vai continuar sua carreira, mas somente depois que algumas mudanças essenciais forem feitas. Ewo Pohjola da Spinefarm Records se torna empresário da banda, a King Foo Entertainment começa a agendar os shows e Sami é substituído pelo baixista e vocalista Marco Hietala. Para marcar o começo da nova era, a loja exclusiva de produtos da banda, Nightwish-Shop, é aberta em Novembro, ligada ao site oficial.

O começo de 2004 passa rápido dentro do estúdio, e no começo de Junho é lançado Once: uma obra prima com uma hora de duração que traz novos elementos ao já conhecido som da banda. O gênio Inglês, Sr. Pip Williams, criou majestosos arranjos de orquestra e corais e o músico Nativo Americano John Two-Hawks aparece na faixa “Creek Mary’s Blood”. Once chega ao topo das paradas na Finlândia e também Alemanha, Noruega, Hungria e Grécia e se torna lançamento de maior sucesso no verão Europeu. O primeiro single, “Nemo”, é seguido de “Wish I Had An Angel”, “Kuolema Tekee Taiteilijan” e “The Siren”. A turnê mundial para “Once” começa no Ice Hall de Kitee no fim de Maio e leva o Nightwish a uma longa jornada pelos EUA, América do Sul e Europa.

 

imediatamente após o término do show final, Tarja recebe uma carta aberta assinada pelos membros da banda. A mensagem é clara: Tuomas, Jukka, Emppu e Marco decidiram continuar com o Nightwish sem ela. A turnê de “Once” mostrou ao restante da banda que continuar a trabalhar com Tarja e seu marido e empresário Marcelo havia se tornado impossível.

 

No total, o Nightwish recebe mais de duas mil demos de vocalistas esperançosas. O trabalho parece interminável, mas devagar e com certeza o número de candidatas vai diminuindo. Depois de muita análise e consideração, a banda escolhe Anette Olzon da Suécia como sua nova vocalista. As gravações de Dark Passion Play então continuam no Abbey Road Studios em Londres, além do Finnvox, em Helsinki.

O segredo é revelado no fim de Maio, quando o Nightwish anuncia a identidade de sua nova vocalista juntamente com o lançamento de “Eva”, o primeiro single do novo álbum. Um segundo single, “Amaranth”, é lançado antes que Dark Passion Play chegue às lojas, no fim de Setembro.

O multifacetado álbum vende 50.000 cópias na Finlândia em apenas um dia.

“Imaginaerum”

A turnê Imaginaerum está a todo vapor. porém no final de setembro, a cadeia de acontecimentos inesperados começa em setembro. o Nightwish não quis decepcionar os fãs e tocou as músicas com a ajuda de Elize Ryd e Alissa White-Gluzin (kamelot). Olzon ainda tocou em mais um concerto com a banda, mas, após o show de Salt Lake, esse foi o último passeio de Anette com o Nightwish.

A banda entrou em contato com uma velha amiga, Floor Jansen. Em 1 de outubro em Seatle, Floor entra em cena, tendo apenas ensaiado as músicas em seu voo da Holanda para os EUA. As habilidades da holandesa são reconhecidas imediatamente pelos fãs. A turnê é um sucesso em todos os continentes por onde passam.

A turnê Imaginaerum prossegue na Austrália, Nova Zelândia e Japão. Uma breve pausa e que começem os festivais! No inicio de outubro a tão esperada notícia que chega logo pela manhã, traz alegria aos fãs. Floor Jansen e Troy Donockley são anunciados membros oficiais da banda!

Em novembro o DVD “Showtime, Storytime” gravado no festival Wacken Open Air é anunciado, o primeiro DVD de Jansen com sua nova banda. O dvd inclui um documentário de duas horas, intitulado “Por favor aprenda o set list em 48 horas”, e apresenta a montanha russa que foi a Imaginaerum tour.

A banda segue reunida para gravar o novo cd, que será lançado na primavera de 2015. Como amostra do que está por vir, Tuomas Holopainen revelou que o novo álbum irá resgatar a essência da banda e que está escrevendo a canção mais longa de toda história do Nightwish, serão cerca de 20 minutos de poesia.

Então, qual é o próximo para o Nightwish?

Em 2014, a banda irá se concentrar em escrever seu próximo álbum, com lançamento previsto para primavera de 2015, enquanto uma nova turnê mundial está sendo reservada. Como uma prova de que está por vir,deixenos revelar que o próximo álbum contará, entre outros, a canção mais longa da história da banda até agora

Álbum gravado ao longo do verão europeu na Finlândia. Floor Jansen se muda da Holanda para a Finlândia, para poder acompanhar de perto a produção do álbum. Ela também está se empenhando em suas aulas para aprender a língua finlandesa. Jukka Nevalainen pediu um afastamento temporário da banda por motivos de saúde, e elege Kai Hahto (Wintersun) para substituí-lo na gravação do álbum e durante os dois anos de turnê. Contará com a participação do evolucionista e escritor Richard Dawkins. O novo álbum está com o lançamento previsto para março de 2015. Revelado o nome e a capa do novo álbum: ENDLESS FORMS MOST BEAUTIFUL.

Começa a promo tour do álbum com Tuomas, Floor e Marco, muitas entrevistas dadas, inclusive uma exclusiva da Floor para nós da New Era (confiram). O single Élan é lançado dia 13 de fevereiro, e o álbum Endless Forms Most Beautiful dia 27 de março.

Começam os ensaios para a nova tour. Kai comenta como é emocionante tocar Ghost Love Score ao lado do seu criador (Tuomas).

Dia 9 de abril, a tour é iniciada em Nova York, com um set list cheio de surpresas como a saudosa Sleeping Sun e relembrando Oceanborn, Stargazers – e isso é só o começo.

 

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

divisor

 * Para ver os álbuns de estúdio consulte nossa página principal!

divisor

 

 

divisor

 

 

 

Os comentários estão desativados.