loading
13 ago

Entrevista com Dean Kopri – KIMAF 2016

Olá Dean! Bem-vindo a Nightwish New Era. Suas versões são muito famosas entre os fãs do Nightwish, porém existem aqueles que ainda não te conhecem. Por favor, fale um pouco sobre você! (read in English HERE)

DEAN: É meio estranho escrever sobre mim mesmo (risos). Mas, ok! Vamos ver… Em termos de profissão, eu sou músico com mestrado acadêmico em Educação Musical, compositor, pianista e professor de música em uma escola. Mas, em geral, eu sou um cara de 29 anos de idade, da Croácia, que gosta de música, arte, filmes, video game, academia… e a lista vai longe!

13690717_10208776861433325_9196865374954106948_n

NEW ERA: Como foi sua primeira experiência em Kitee? O que você sentiu?

DEAN: A primeira vez que visitei Kitee foi em 2014. Eu estava tão nervoso, e ansioso ao mesmo tempo. Não conhecia ninguém, me senti inseguro se caberia dentro de um projeto desses, quais seriam minhas responsabilidades, e definitivamente, não esperava conhecer o Nightwish! Mas agora, eu sou diretor de música do projeto, um dos poucos pianistas, arranjador e líder de um workshop, com a visão clara do que precisa ser feito. Claro, isso não seria possível sem o Sr. Plamen Dimov, toda sua família e as pessoas de Kitee, que fazem o melhor para mim e para todos os outros, nos sentimos realmente muito bem-vindos.

NEW ERA: O Projeto tem uma diversidade muito grande de pessoas, não é? O que é muito legal! Por que além de todos estarem ali pela música, há uma enorme troca de experiências culturais. Como é pra você isso?

DEAN: É verdade! É algo que eu realmente gosto de ver. Diferentes pessoas, de diferentes partes do mundo, reunindo-se por causa da música do Nightwish. Há uma pequena piada sobre alguns de nós que vem de certas partes da Europa, chamamos de “Balkan mafia” (são os designados a trazerem bebidas diferentes, como por exemplo: Rakija – uma bebida muito forte, que te deixa facilmente bêbado… haha). Existem opiniões estereotipadas sobre nações diferentes, então é engraçado ver, por exemplo, como um dos meus amigos finlandeses, se torna mais aberto e comunicativo na nossa companhia a cada ano (e acho que vocês já devem ter ouvido falar de como os finlandeses são frios e não deixam as pessoas chegarem perto deles?!). De qualquer forma, eu conheci algumas pessoas no KIMAF que eu gosto de tocar música, mas eu os considero ainda mais importantes, são grandes amigos!

NEW ERA: Muitos fãs do Nightwish, te conhecem pelas versões que você faz de grandes sucessos da banda. Mas, como foi apresentar isso diretamente para o Tuomas?

DEAN: Olha, está é uma ótima pergunta, porque definitivamente merece destaque na minha vida! Eu lembro que minutos antes de nossa apresentação com todo o grupo, simbolicamente chamado “Ocean Souls” – 6 maravilhosas garotas/ cantoras, uma garota no violino, um cara tocando violoncelo e eu no piano – nós estávamos super animados, um pouco nervosos, mas muito felizes. Antes de concertos, eu geralmente estou muito nervoso e estressado, mas ali era totalmente diferente. Claro, que senti aquele nervosismo! Havia muita gente, transmissão ao vivo no Facebook, e, claro, o Tuomas! Mas eu estava tão feliz e alegre, que isso fez eu simplesmente conseguir superar meu nervosismo. Eu não queria focar demais nas teclas do piano e tocar… Eu queria ver os rostos dos meus amigos, para lembrar como estavam alegres, ver como o Tuomas reagia ao meu arranjo em suas canções e o nosso desempenho. Ouvir o Tuomas dizer que aprovou o que fizemos aquele dia, nosso desempenho, o arranjo, meu modo de tocar, e mais importante, ele notou que nós realmente apreciamos a música dele, isso foi algo muito especial.

Capturar

ASSISTA A APRESENTAÇÃO NA ÍNTEGRA, CLICANDO NA IMAGEM, OU AQUI! (read in English HERE) 

NEW ERA: O que ocorre de mais bacana nessa edição do Nightwish Days in Kitee? Cada edição vai superando a anterior?

DEAN: A única coisa que destaco é o workshop que fiz com o grupo “Ocean Souls”. Eu senti que o festival precisava levantar um bar, e tinha uma ótima ideia de como fazer isso. Falei com Plamen sobre minha ideia, sobre a lista de músicos com quem eu gostaria de trabalhar, e fizemos um pré-trabalho em casa, antes do início do festival. Eu comecei a escrever a faixa de arranjos em agosto de 2015, gravamos com os cantores de apoio para que eles pudessem praticar em casa, e uma vez que chegamos em Kitee, não perdemos nosso precioso tempo em folhas de aprendizagem, mas apenas com a criação da música, e funcionou! Mas cada pessoa nova que se junta ao projeto, muda um pouco a energia do grupo. É bom ver que estamos crescendo e crescendo. Além disso mudamos o nosso nome de “Nightwish Days in Kitee”, para um mais adequado como “Festival Internacional de Música e Arte em Kitee / KIMAF”, porque  os diferentes tipos de música e arte giram em torno do festival, e com este nome, temos a oportunidade de fazer coisas ainda mais diversificadas.

13717224_10208846466613411_3805564299623632194_o

NEW ERA: Muito obrigado pela entrevista Dean! Foi muito bom conhecer mais sobre você, sobre seu amor pelo Nightwish e sobre o KIMAF. Por favor, deixa uma mensagem para os fãs do Nightwish aqui na América Latina!

DEAN: Eu sei que a América Latina tem uma enooooormeeee fanbase, então eu estou muito feliz com essa oportunidade, por escrever sobre o festival e o que fizemos por lá. Para os fãs, que continuem com o excelente trabalho de divulgar a música do Nightwish para novos fãs, e parabéns por essa grande comunidade! Espero que vocês possa seguir nossa canal no YOUTUBE  “KIMAF (Kitee International Music e Art Festival), a página no Facebook (ou minha página pessoal do canal/FB YouTube) onde você pode encontrar diferentes covers  do Nightwish e performances ao vivo. Obrigado mais uma vez!

12AAA

CONFIRAM ALGUMAS PERFOMANCES DO DEAN:

Performance for Tuomas Holopainen from NW (by “Ocean souls”) – KIMAF 2016
Ocean souls – The greatest show on the Earth / Shudder before the beautiful (13.07.2016)
Shudder Before the Beautiful (Nightwish) – 2 pianos cover by Dean Kopri
KIMA Festival – Alpenglow (Nightwish cover)
Nightwish – Last ride of the day (tambura cover by Dean Kopri)
a

READ IN ENGLISH HERE

Entrevista feita por: Stéfani Diniz, Liko Carvalho e David Bio | Tradução: Stéfani Diniz 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

a

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

www.nightwishnewera.com | www.nightwish.com

Os comentários estão desativados.