loading
01 dez

Entrevista com Marco Hietala para o Fã clube The islanders

TI : Boa Tarde Marco, como vai?

MH: Vou bem, apenas aproveitando algumas goras para relaxar em meu quarto de hotel antes de sair

TI : Como esse álbum foi escrito em comparação aos outros?

MH: Muito igual na verdade. É mais feito por Tuomas. Eu escrevi umas coisas e dei pra ele o CD com as coisas que tinha feito, e um monte dessas coisas foram para o álbum.

TI : Ajudou ter a Floor por perto com a mudança dela para a Finlândia?

MH: Sim, isso fez um pouco de diferença na verdade. Quando começamos a ensaiar, foi mais fácil de passar cada pequeno detalhe porque você tem a vocalista imediatamente . Nós pudemos ensaiar mais rápido e tentar todos os tipos de harmonia e tudo mais. Ajudou também porque foi mais fácil para ambos nós dois estarmos nas gravações ao invés de um fazer e ter que esperar o outro vocalista chegar de avião por alguns dias. Isso fez a conversa e o processo muito mais suaves, fluiu muito bem.

TI : Qual é seu elemento preferido do processo de gravação?

MH: Bem, qualquer coisa que funcione bem ( risos). Mas o processo inteiro foi bom dessa vez. Sem drama, o que é sempre um bônus.

TI: O que você achou de trabalhar com Kai nesse álbum?

MH: Bem ele é um profissional. Ele pegou as músicas excepcionalmente rápido. Um cara muito versátil, a conversa foi fácil. Nós o conhecíamos fazia muitos anos então nenhuma grande surpresa. Tem sido um processo indolor, exceto pelos problemas de Jukka, claro.

TI: Como vai Jukka nesse momento?

MH: Bem, ele parece estar ok. Se adaptando a vida de homem de negócios. Há uma pequena mudança por completo mesmo que ele tenha cuidado dos negócios já por anos. Mas agora é a tarefa principal dele e ele está se adaptando a isso. Vamos nos encontrar em alguns dias e só então saberei como as coisas estão indo.

TI: Vocês estiveram filmando um clipe, como as coisas estão indo?

MH: Vão bem. Eu filmei algumas partes solo em uma localização diferente, é meio que legal mas o fato de ser uma filmagem solo é um pouco estranho porque eu não tenho meus companheiros de banda então me sinto um pouco estranho. Mas eu estou acostumado com os vídeos agora e todas as coisas que vem com isso. O plano pra esse vídeo é bom mas nós vamos manter isso quieto por agora. Sem spoilers. (risos)

TI: Algum plano para mais de um clipe?

MH: Bem, existem planos mas nós ainda estamos decidindo os singles e tudo vai se concretizar depois disso. Temos que ver o que acontece.

TI: Em uma escala, o que devemos esperar da turnê?

MH: acho que vamos fazer algo similar a Imaginaerum. Em Dark Passion Play nós acabamos sofrendo por causa do comprimento (da turnê) . Então, vamos manter isso legal pra todo mundo e um cronograma legal para nós.

TI: Vai ser estranho não ter Jukka na turnê.

MH: Sim, vai. Mas ele vai estar conosco de vez em quando, vamos ver se podemos convencê-lo a sentar atrás da bateria por algum tempinho.

TI: Depende de quanta cerveja vocês oferecerem a ele…

MH: (risos) Com certeza! Mas você nunca sabe. Com o acampamento de verão e tudo que fizemos que deu certo, precisamos nos acalmar com Kai e só depois disso nós poderemos dizer algo.

TI: Para o que exatamente você está mais ansioso na turnê que está por vir?

MH: Não há nada em particular mas será interessante começar oficialmente com essa formação. Estou feliz com o álbum então estou ansioso para os ensaios e para a estrada. Só preciso achar entusiasmo para cair na estrada outra vez.

TI: Existem algumas músicas antigas que você gostaria de revisar e performar?

MH: Hmm… Eu não tenho pensado sobre isso. Só estou focando no álbum e polindo as novas músicas. Levando isso um dia de cada vez. Quando começarmos os ensaios vamos começar a olhar nosso catálogo.

TI: Você já esqueceu a letra em algum momento no palco?

MH: Sim. Eu normalmente lido com isso parecendo puto e tentando não deixar as pessoas saberem que eu me esqueci.

TI: Você tem em mente algum ponto alto da turnê passada?

MH: Err, sim… mas vamos manter segredo sobre isso. (risos)

TI: Existem alguns artistas quais você gostaria de colaborar que você não tenha ainda feito algo?

MH: Hmm deixe me pensar. Existem muitos músicos e vocalistas bons então é difícil escolher um. Eu estava muito entusiasmado para tomar parte no ultimo álbum da Ayreon. Eu não tenho nada em particular em mente no momento.

TI: Alguma coisa no horizonte para Tarot ou Northern Kings?

MH: Os caras da Tarot tem assuntos inacabados. Então nós entraremos em estúdio e terminaremos nossas coisas alguma hora mas não sabemos quando exatamente, quanto tempo isso vai levar. Northern Kings é mais complicado porque todos nós temos uma agenda complicada. É possível que algo aconteça se conseguirmos tempo livre.

TI: Você ainda joga vídeo-games?

MH: Com Certeza! Eu estava jogando Shadow Run Dragonfall no Ipad aqui quando vocês ligaram. Eu tenho Dragon Age esperando por mim na loja. Então, eu estou ansioso para isso. Meus garotos estão realmente encantados com Minecraft mas por causa das restrições de idade eles não podem jogar meu Dragon Age (risos)

TI: Rozzy – (a garota que fez os bolos na ultima turnê do RU) pergunta que sabor ou tipo de bolo é o seu preferido?

MH: Oh,aqueles bolos estavam ótimos. Chocolate e cereja, é uma combinação ótima!

Tradução: Nightwish “The beginning of a new era” (#Maschereri)

Via Tuomas Holopainen

Os comentários estão desativados.